quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Garota interrompida - Susanna Kaysen

"As cicatrizes não tem personalidade. Não são como a pele da gente: não mostram a idade ou alguma doença, palidez ou bronzeado, Não tem poros, pelos ou rugas. São uma espécie de fronha, que protege e esconde o que houver por baixo. Por isso as criamos. Porque temos algo a esconder"
Vamos falar de um livro que foi baseado em fatos reais, o livro conta a própria história de Susanna, que foi mandada para um sanatório em 1967, com dezoito anos, pois tentou se suicidar com medicamentos. Ela foi interrompida de sua vida social e ficou retida por dois anos no sanatório, onde convivia com outras internas que possuíam os mais diversos tipos de problemas mentais. Todas presas naquele lugar para tentar recuperar a sanidade e não serem um perigo para sí próprias.

 O livro conta o dia-a-dia dos internos do hospital, mostrando sua relação com os enfermeiros, e com as outras interna.O interessante é o modo intenso como todos os relatos são feitos. O que me espantou foi que o médico levou exatamente três minutos para diagnosticá-la em uma consulta da qual ela foi apenas ver uma espinha! Eu não consigo me imaginar no local da personagem, eu simplesmente piraria. A narrativa foi muito envolvente, e tornou esse livro um daqueles que você necessita saber o que acontece.

E uma curiosidade, na capa do livro tem algumas coisas escritas, porém eu como sou meia cega não consegui ler todas as palavras, foi um ótimo trabalho da editora.

Minha nota para o livro é:
Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.

Informações sobre o livro:
Editora: Única
ISBN: 9788573128628
Ano: 2013
Páginas: 190
Tradutor: Márcia Serra

Beijos, se cuidem <3 

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar desse livro, parece bom, eu gosto de narrativas baseadas em fatos reais. e essa história parece ser bem interessante.
    Beijos!
    livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizzie,
    tudo bem?
    Já tinha visto o filme, e gostei muito. Não sei se ele foi baseado no livro, mas pelo o que falou, parece ser bem interessante. Já li outras resenhas que também foram positivas.
    Beijos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...