terça-feira, 15 de outubro de 2013

A lista dos meus desejos - Grégoire Delacourt

"Guardava as palavras consigo, como se fossem raras. Conjugávamos em silêncio, ela e eu: olhares, gestos e suspiros no lugar de sujeitos, verbos e predicados
O que você faria se ganhasse na loteria?  Todos os dias muitas pessoas vão em uma casa lotérica e fazem algum jogo e ficam esperando que um dia ganhem.

 O livro é narrado em terceira pessoa, mas o principal ponto de vista mostrado é o de Jo. Ela é uma mulher que tem por volta de 50 anos e que já criou os filhos seus dois filhos e agora dedica sua vida á uma loja de artesanatos e há um blog que esta tendo um crescimento notável.  Em um dia enquanto saía com duas amigas, acabou por insistência comprando um bilhete de loteria. E ela acabou ganhando 17 milhões de euros.

Ela ficou com medo de saber o quão estava rica, pois gostava de sua vida do jeito que estava. Ao invés de pedir que o valor seja depositado em uma conta, acaba pedindo um cheque, e simplismente coloca dentro de um sapato. Ela não comenta com ninguém sobre o premio e fica fazendo algumas listas do que poderia comprar. O livro é narrado de uma maneira melancólica e simples, para quem procura uma leitura rápida.

Quando eu vi a capa do livro e li a sinopse, fiquei muito interessada, porém eu tive um problema com o livro, o modo que o autor trata o dinheiro me incomodou, como se todas as pessoas fossem gananciosas e egoístas. Não consegui me identificar com nenhum dos personagens e achei uma história bem crua. Então minha nota fica em:

Por favor, me digam o que acharam deste livro? Fui só eu que não consegui gostar e não me identificar com nada?

Sinopse: Até que ponto o dinheiro traz felicidade? Essa é a questão central de A lista dos meus desejos, o fenômeno de crítica e público que ultrapassou a marca de 400 mil exemplares vendidos na França e será levado às telas em 2013. Jocelyne Guerbette é uma mulher de meia-idade que sempre teve uma vida modesta e pacata. Mora há décadas numa pequena cidade francesa com o marido, tem um armarinho e escreve um blog sobre costura que, sem suspeitar, é cada dia mais lido. Jo tem duas amigas inseparáveis — as gêmeas Danièle e Françoise, donas de um salão de beleza — que sempre apostam na loteria e sonham com o que fariam se ficassem milionárias. Um dia, pressionada pelas irmãs, Jo decide comprar um bilhete. E ganha, sozinha, 18 milhões de euros. É o início de uma reviravolta em sua vida. Por um lado, tudo em que ela sempre acreditou começa a desmoronar diante de seus olhos. Por outro, poderá descobrir a felicidade onde nunca havia esperado. A lista dos meus desejos é um livro sobre a felicidade, e um conto de fadas moderno sobre a redenção nos momentos mais difíceis. Sem saber como lidar com a quantia de dinheiro exorbitante, Jo decide não contar ao marido sobre a fortuna recebida. Ela teme pelo pior: tanto dinheiro recebido de uma só vez possa trazer mais tristeza que felicidade. E, de fato, aos poucos a vida da personagem passará por mudanças irreversíveis, trazendo perigos nunca antes previstos. Numa trama pontuada pelo amor e pela imprevisibilidade do destino, Grégoire Delacourt desenvolve uma história sobre as prioridades do desejo. 

Sobre o livro:
Edição: 1
Editora: Alfaguara Brasil
ISBN: 9788579622137
Ano: 2013
Páginas: 152
Tradutor: André Telles

Beijos, até a próxima!

5 comentários:

  1. Gostei da sua resenha e sempre tive vontade de ler esse livro, a capa e o título me atraem muito. Tenho bastante curiosidade.
    Beijos ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ixiiiii, não sei te responder porque eu não li.
    Mas vai, pelo menos você não o marcou como péssimo. rs
    (Eu sempre querendo ver o lado bom das coisas rsrs)

    Beijos!!
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fico impressionada com a quantodade de livros que eu vejo e não tenho a minima ideia do que se trata hahah
    Nunca li nem conheço ngm que tenha lido, então não posso dizer nada sobre o livr ;/

    beijos

    Bia - www.livredujour.worpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Retribuindo a visita!
    Adorei seu blog, seguindo!
    Eu li o livro e vi muitos quotes legais nele, mas a história é meio maluca mesmo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. A história é interessante, mas confesso que não curto narrações melancólicas e tal. Mas mesmo assim adorei a dica e vou procurar saber mais sobre o livro.
    Ótima resenha, amei ;)

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...