quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Resenha: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - Ransom Riggs

“– Eles estão vindo atrás de mim, entendeu? Não sei como me encontraram depois de todos esses anos, mas conseguiram, e o que eu devo fazer? Lutar contra eles com uma porcaria de faca de pão?

Não era a primeira vez que eu o via falar assim. Meu avô estava ficando velho e, para dizer a verdade, estava começando a ficar senil. No início, os sinais de seu declínio mental eram sutis, como esquecer de fazer compras ou chamar minha mãe pelo nome de minha tia. Mas ao longo do verão a demência que o minava tomou um rumo cruel: as histórias fantásticas que inventara sobre sua vida durante a guerra – os monstros, a ilha encantada – tornaram-se completa e opressivamente reais para ele, que estava especialmente agitado nas últimas semanas. Meus pais temiam que ele se tornasse um perigo para si próprio e estavam considerando seriamente e ideia de mandá-lo para um asilo. Mas, por algum motivo, eu era o único que recebia dele esses telefonemas apocalípticos.”
Se eu comentar que o livro é genial e a mistura de fotografias antigas e uma história e incrível e que todos deveriam ler, já é o suficiente?  Tudo bem, eu sei que não.

 Jacob é um garoto que cresceu ouvindo histórias do seu avô sobre o orfanato em que viveu e ele para comprovar mostrava fotografias de crianças que tinham certos poderes, como um que ficava invisível, uma que flutuava, um que levantava uma pedra gigantesca, etc. Mas como todos poderíamos imaginar, Jacob cresceu e percebeu que todas essas histórias eram fantasiosas e as fotografias montadas. O avô de de Jacob, depois de uma ligação desesperada acaba falecendo, e o nosso protagonista jura que viu um monstro com tentáculos saindo da boca na cena do crime. Resultado? Todos acham que Jacob esta com um tipo de estresse pós-traumático.

 Os pais dele fazem com que ele passe em um psiquiatra, e esse psiquiatra sugere que uma viagem para a ilhazinha onde o avô morou no orfanato da Senhora Peregrine seria bom para o tratamento. E os ele pais dele acabam concordando que a viagem para este local poderia ser boa. Porém, ninguém imaginária que a vida de Jacob mudaria radicalmente.

O Livro que é narrado em primeira pessoa, e o narrador consegue se expressar de uma forma excelente. A história flui de maneira rápida e descomplicada, e o que mais me deixou intrigada é que a história não é de terror como imaginei, é algo muito diferente disso. E o melhor foi que eu senti como parte da história, talvez não uma parte importante como eu gostaria de ser -quer dizer, estar ao lado do Jacob descobrindo os mistérios, mas sim como um espectador participativo na história.  Eu recomendaria esse livro para todos que estão em busca de uma historia diferente. O maior problema é que eu não aguento mais esperar pela continuação!

Esse livro merece uma nota:
Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo ? por mais impossível que pareça ? ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Um grande beijo, Lizz.

Um comentário:

  1. Esse livro é muito espetacular de legal, porém parecia uma coisa e foi outra totalmente diferente aushahsasuh essas imagens são muito impressionantes e recortáveis pra fazer um mural (estou brincando u_u eu nunca faria isso, mas quem sabe eu as pegue na internet, porque elas são incríveis u_u)

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...